Voltar

4 coisas para levar em conta na hora de desenvolver seu app

#
Leitura: 2 min
20 de Outubro de 2021

Os dispositivos móveis já se tornaram uma extensão do ser humano. Seja para acompanhar as notícias, interagir com as pessoas pelas redes sociais, pedir comida, fazer compras ou trabalhar, ele é essencial no nosso dia a dia. E também vem se mostrando como um meio eficaz para a competitividade do seu negócio.

O mercado de aplicativos se potencializa ano após ano. Somente nos seis primeiros meses de 2021 foram 24% de crescimento, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Sensor Tower. A pesquisa também mostrou que, durante este primeiro semestre, foram gastos mais de R$ 300 bilhões na Google Play e na App Store, lojas oficiais do Google e da Apple.

E apostar em um aplicativo próprio auxilia as marcas a se posicionarem no mercado, ganhar visibilidade e sanar dores dos consumidores. Além disso, também auxilia no relacionamento com seu cliente, trazendo proximidade e estabelecendo uma relação direta. 

Se você pretende criar um app para seu negócio conheça algumas considerações que devem ser feitas nesse momento.

Defina seu propósito

O primeiro passo é o planejamento. Não basta lançar um aplicativo no mercado sem antes alinhar os objetivos e as soluções que ele trará. Esse passo é essencial para conduzir todo o projeto de desenvolvimento, por isso atente-se em compreender o conjunto de informações que fazem parte do seu escopo. 

Ou seja: estruture quais problemas serão solucionados e as funcionalidades que serão apresentadas. Tudo isso sem esquecer que o software precisa ser prático e intuitivo, com uma usabilidade acessível ao consumidor final.

Quem é o usuário final?

A elaboração do planejamento irá ajudá-lo a identificar e definir quem será o consumidor ideal do seu aplicativo. Ao conhecer o público-alvo é muito importante identificar suas características, desde as necessidades até sua linguagem. Esse fator irá auxiliar na criação de estratégias comerciais e de marketing do seu aplicativo. Além de também reforçar o vínculo entre seu negócio e seu cliente, fazendo com que ele se identifique e crie a sensação de pertencimento àquele ambiente. 

Decida o sistema operacional

Seguindo nosso passo a passo, agora entramos no ponto de partida para o desenvolvimento do aplicativo: a escolha do sistema operacional. Ele será o responsável por todo o funcionamento do aplicativo. A tela inicial, o desbloqueio, os cliques, tudo que será realizado dentro da solução deve se comunicar com o sistema operacional. 

Então, possuindo o conhecimento necessário a respeito do seu público, se definem: a estrutura de navegação, o comportamento on-line e off-line do app, acessibilidade, layout, interações, integração, entre outros fatores que dizem respeito a performance.

Atualmente os mais utilizados no mercado são o: iOS, da Apple; Android, do Google; ou o Windows Phone, da Microsoft. Mas isso não significa que seu aplicativo precise, necessariamente, funcionar em um único sistema. Com as tecnologias atuais é possível desenvolver linguagens multiplataformas, fazendo com que os aplicativos possam se adaptem.

Escolha um bom desenvolvedor

Criar apps não é uma tarefa fácil, demanda conhecimento técnico e um árduo trabalho até a entrega de uma solução que atenda todas as necessidades de sua empresa e de seu consumidor. Por essa razão é importante pesquisar com afinco sobre a empresa que será responsável pela concretização de seu projeto.

Busque organizações que compreendam desde a programação, até a usabilidade e o design para que o resultado final seja um aplicativo completo, intuitivo e que atenda àquilo que sua empresa precisa.

Agora que você já sabe o que precisa considerar antes de iniciar a criação de seu aplicativo, listamos alguns dos benefícios pontuais que aderir às soluções mobile podem trazer para seu negócio:

Atenção do cliente ou usuário: com o usuário cada vez mais multitarefa, as notificações push são uma importante ferramenta para captar a atenção e acompanhar a utilização de seu aplicativo

Gerar valor com o cliente: trazendo soluções para o problema do seu consumidor sua empresa se torna mais do que uma prestadora de serviços, reforçando o relacionamento

Credibilidade: reforçar sua presença digital demonstra que, além de ofertar um serviço de qualidade, sua empresa também está atenta aos movimentos do mercado e acompanha as inovações

Autor

user

PremierSoft

A PremierSoft é pioneira em desenvolver soluções mobile personalizadas e de alto nível para empresas, instituições e startups dos mais variados segmentos do mercado. Nosso foco é criar experiências que transformem o dia a dia de nossos clientes e facilitem a sua interação com as novas tecnologias.

Conteúdos Relacionados

Não perca nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter