Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no sistema. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies.
Voltar

Como a construção da marca pode impactar na experiência do cliente

#
Leitura: 5 min
24 de Maio de 2022

A experiência do cliente, ou “customer experience”. como ficou conhecida, é essencial para qualquer negócio. Muitas pessoas escolhem consumir algo de determinadas marcas apenas pela relação afetiva que foi gerada entre o consumidor e o produto.

Como uma marca se posiciona no mercado ou perante os seu público faz toda a diferença. É a partir desse posicionamento que o consumidor será atraído pela mercadoria ou serviço  que está sendo oferecido. 

Para que haja essa atração mútua entre os consumidores, o empreendedor precisa comunicar sobre a visão e cultura do seu negócio e investir em estratégias presenciais e digitais para um relacionamento único com o consumidor.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo NewVoice Media, 58% dos consumidores relataram que não voltam a usar os serviços de uma empresa depois de passarem por uma experiência negativa, enquanto 69% afirmaram que recomendariam a empresa para amigos após uma experiência de atendimento positiva.

A Premiersoft, junto com a Aloogie, nossa parceira de negócios que conta com um aplicativo de economia compartilhada que conecta quem quer alugar algo com quem tem o produto à disposição, separou algumas dicas essenciais para deixar a experiência do cliente ainda melhor. Confira!

Entendendo e atendendo as necessidade dos clientes

Algumas ações podem ser tomadas para identificar as necessidades do seu cliente durante a criação de um novo produto. São elas:

  • Estude soluções semelhantes à sua que já estão no mercado para resgatar ou melhorar práticas e aplicar no seu produto ou serviço;
  • Realize pesquisas para entender o perfil e as preferências do seu público e lembre-se de aplicá-las com as pessoas certas, de acordo com os seus objetivos;
  • A empatia também é importante para compreender as dores do seu cliente. Pense como o consumidor e crie para ele.

Gerando uma experiência afetiva entre o público e marca

A experiência afetiva pode ser gerada de diferentes formas. Tudo depende do que a marca oferece ao mercado. 

A Aloogie, por exemplo, foram levantadas questões relacionadas à sustentabilidade e a economia compartilhada, o que atraiu muitas pessoas que também apoiavam essas causas. 

Esse tipo de experiência é chamada de identificação, que acontece quando o público se identifica com o propósito e valores da marca, gerando assim, conexão e fidelização.

Construindo o perfil do cliente ideal

É possível criar um perfil de cliente ideal para a marca antes mesmo de conhecê-los. Mas para isso, é preciso levar em consideração marcas semelhantes e relacionar o produto que você oferece com os possíveis interesses do público.

Porém, é importante ressaltar que depois de conhecer o seu público e estudar os comportamentos do mesmo, você poderá detectar perfis diferentes de usuários ideais para a sua marca. 

Ferramentas necessárias para o processo de criação e melhora do produto

Testar as ferramentas com usuários com certeza te auxiliará a perceber possíveis problemas durante a jornada, e assim, você saberá exatamente onde realizar alterações e melhorias para que a experiência do seu cliente seja cada vez melhor.

Preparando os colaboradores para criarem um ambiente de experiência com o público externo

Para preparar sua equipe, é interessante ter o perfil do seu público muito bem definido. Dessa forma, fica mais fácil para os colaboradores entenderem as preferências e o comportamento dos clientes.

A Aloogie sentiu a necessidade de também estabelecer de forma clara, o perfil da marca. A empresa definiu  o propósito, as características e até mesmo, o tom de voz utilizado nos meios de comunicação. Essas definições auxiliaram a equipe a estarem todos na mesma “página” em relação a forma de contato com nossos clientes e usuários. Essa prática também possibilita manter uma linha de raciocínio em todas as pontas de atendimento e divulgação. Conheça a Aloogie clicando aqui.

E você, o que tem feito para criar uma relação de confiança e uma experiência única com o seu cliente? Quais ferramentas digitais já utiliza neste sentido?

Autor

user

PremierSoft

A PremierSoft é pioneira em desenvolver soluções mobile personalizadas e de alto nível para empresas, instituições e startups dos mais variados segmentos do mercado. Nosso foco é criar experiências que transformem o dia a dia de nossos clientes e facilitem a sua interação com as novas tecnologias.

Conteúdos Relacionados

Não perca nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter