No dia 16 de outubro, é comemorado o Dia da Ciência e Tecnologia, que tem como objetivo levantar reflexões e questionamentos sobre o papel do ser humano acerca da transformação do meio ambiente por conta dos avanços tecnológicos e dos seus impactos à natureza.

A bioeconomia, tema deste ano, é uma economia sustentável que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos, ou seja, seres vivos. Ela envolve um vasto ramo de tecnologias de pesquisas que visa transformar o conhecimento e novas tecnologias em inovação para a indústria e a sociedade como um todo.

Tendo este tema aliado com o desenvolvimento sustentável notamos que cada vez mais a busca por tecnologias que priorizem a qualidade de vida da sociedade e do meio ambiente têm sido tema para discussões e investimentos.

Essa temática une cada vez mais a tecnologia e a sustentabilidade, e muito disso está nas nossas mãos através da tecnologia mobile!

Você já parou para pensar no quanto a tecnologia mobile tem contribuído para com o meio ambiente mesmo de forma indireta?

Vamos falar de rotina. Hoje em dia sentimos que nossos smartphones fazem parte de nós, usando-os para pedir o jantar, nos transportar, pagar boletos, nos comunicar e outras inúmeras ações.

Levando em consideração esse contexto, os dispositivos móveis tem exercido um papel importantíssimo no cenário atual já que conseguem reunir uma série de serviços de em apenas um ambiente, e isso têm norteado cada vez mais os hábitos dos consumidores.

É claro que computadores e outras tecnologias também oferecem serviços facilitados e possuem certa recorrência no assunto, mas o fato é que o mobile tem sido muito mais expressivo, afinal, estamos com eles em nossas mãos diariamente.

Tecnologia mobile e sustentabilidade na prática

Quantas vezes você já parou para pensar na quantidade de veículos que circulam nas ruas? Isso certamente já incomodou, principalmente em vias de trânsito mais frequente.

Muitas das vezes isso ocorre porque inúmeras pessoas circulam sozinhas nos veículos, o que aumenta o número de meios de transporte nas ruas e causam o caos todo. Isso sem contar o mau planejamento de vias e os horários do rush. O transporte público pode ser uma opção, mas outras alternativas chegaram para revolucionar o setor de transporte.

Soluções Mobile como Uber, 99 Táxi, Easy, Cabify e até mesmo o BlaBlaCar oferecem serviços diferenciados que estão ganhando cada vez mais espaço por serem opções de custos reduzidos.

Estes serviços de transporte contribuem em quesitos da questão ambiental como: menos poluição nas ruas com menor número de veículos em circulação e baixa na compra de veículos, o que resulta na diminuição da poluição nos processos industriais.

Para o usuário, dependendo do seu perfil, são muitas as vantagens, como: rápida locomoção, baixo custo de transporte, serviço de qualidade e economia com gastos de manutenção de documentação de um veículo.

Outros bons exemplos são os serviços de hospedagem. A construção civil no Brasil é um dos setores que mais causam impactos ambientais, desde a extração de recursos naturais para a fabricação de insumos, até o desmatamento envolvido e a grande quantidade de resíduos gerados, sendo considerado o setor responsável por mais da metade do volume dos resíduos sólidos nos meios urbanos.

Como uma alternativa a este cenário, encontramos os serviços de hospedagem compartilhada como o Airbnb que hoje é uma das empresas mais valorizadas do ramo de hotelaria sem nem sequer ter um único quarto em seu próprio nome. Serviços como este se destacam no mercado eliminando a necessidade de novas construções do ramo de hotelaria e compartilhando recursos que muitas vezes estavam estagnados, como aquela sua casa de praia que você não frequenta a anos.

Além dos serviços de transporte e de hospedagem, temos os serviços digitais de pagamentos. Bancos tradicionais estão investindo cada vez mais em soluções mobile, diminuindo impactos ambientais na produção/envio de correspondências, na impressão de documentos e extratos, que hoje em dia são feitos e consultados facilmente pelo aplicativo e na possibilidade de realizar inúmeras ações pelo app, possibilitando que o usuário não se locomova até a agência.

Isso sem contar os bancos digitais que revolucionaram o setor bancário. Muitos destes bancos nem se quer contam com agências físicas, e todos os seus processos são feitos via apps, o que elimina de antemão inúmeros possíveis impactos ao meio ambiente.

A tecnologia mobile tem exercido um papel fundamental neste cenário, mas isto é apenas o começo. Estes são apenas alguns dos inúmeros exemplos em que a tecnologia mobile atua alinhada ao desenvolvimento sustentável. Soluções Mobile como estas ajudam a diminuir os impactos a natureza e vem atuando como mediadores  de atitudes mais sustentáveis.

Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável são temáticas indispensáveis e têm papéis fundamentais nos valores de uma empresa. Traçar estratégias que consigam combinar a melhora no oferecimento dos seus serviços com a redução dos impactos ambientais nas atividades diárias é essencial para que consigamos alcançar o desenvolvimento sustentável.

Como você pode ver, a tecnologia mobile tem sido uma grande aliada neste processo.

Consegue imaginar a sua empresa caminhando rumo ao desenvolvimento sustentável e contribuindo com o meio ambiente? Entre em contato conosco! Juntos podemos dar um novo rumo para o seu negócio!