Voltar

Especial Dia Mundial do Design Gráfico: Como o Time PremierSoft desenha os apps?

#Novidades
Leitura: 2 min
27 de Abril de 2020

Na área de criação de apps temos diversos âmbitos profissionais que cooperam entre si.  Se falarmos de Desenvolvedor até CEO, quem nunca ficou pensativo sobre como um UI/UX Designer “inventa do nada” a arquitetura e o design de um app por inteiro?  

Na PremierSoft, a junção de ferramentas físicas e digitais são essenciais para darmos início e término a qualquer belezinha que inventamos. Então sem mais delongas, farei uma listinha abaixo com as principais ferramentas que utilizamos em nossos processos e a razões pelas quais as utilizamos. Confere aí!

Ferramentas físicas

Caderno de folhas pontilhadas

Querendo ou não, temos que começar o desenvolvimento rasurando folhas, e é claro que um designer sendo designer, utilizaria uma folha mais “fancy”. Brincadeiras à parte, a folha pontilhada, diferente de uma folha lisa, nos oferece um excelente guia já que os pontos são organizados em formato quadriculado. Isso nos ajuda a criar a estrutura do design de forma simétrica sem muita demora, mesmo que manualmente (virar pastelaria às vezes é preciso).

Mesa e caneta digitalizadora

Parece bobo pensar na necessidade de uma caneta digital, afinal, não usamos o mouse? Concordo que o mouse é uma ótima ferramenta, mas a utilização de uma mesa/caneta coopera na velocidade da criação por se assemelhar ao tradicional papel e caneta. A sensação de trabalhar com essas ferramentas digitalmente possibilita maior agilidade, performance e precisão no processo de desenvolvimento da criação.

Monitor com boa qualidade de contraste e cor

Em muitas áreas, a qualidade de um monitor referente a quantidade de cores e contraste não são essenciais. Um desenvolvedor, por exemplo, consegue trabalhar bem em diversos monitores, independente destas características, mas no ramo do design qualquer detalhe faz a diferença. Monitores de boa qualidade de cor e contraste conseguem diferenciar de uma forma bem precisa as tonalidades de cinza, o que em determinados projetos é fundamental.

Ferramentas digitais

Adobe XD

A Adobe é uma marca que está a muitos anos no mercado, e por isso, é conhecida por todos e usada por inúmeros designers. Um dos mais recentes softwares criados pela marca e o mais amado pelos UI/UX designers é o XD (Experience Design). A ferramenta serve para a criação de interfaces de sites e aplicativos e permite que designers organizem todo o processo de criação dentro dela, desde o projeto aos protótipos. Na PremierSoft, toda a criação digital do app é realizada no XD: wireframes, fontes, cores, botões e muito mais. O XD suporta Mac e Windows e é uma ferramenta gratuita.  

Sketch

A “queridinha” dos UI/UX que utilizam Mac, ainda mais por estar disponível apenas para esta plataforma. O Sketch é uma ferramenta de excelente performance e qualidade de trabalho. Funcionando exatamente como o Adobe XD, qualquer um dos dois programas superem as necessidades e solucionam os problemas de designers para a realização de suas tarefas.

Adobe Illustrator

É um software da Adobe também, mas então por que colocar algo “duplicado” na lista? O Illustrator nos fornece ferramentas complexas e profissionais para o designer criar uma infinidade de artes, mas no caso de UI/UX, utilizamos o Illustrator na criação de ícones, logos e ilustrações no app.

Adobe After Effects

Esta ferramenta é uma das únicas que utilizamos apenas com um intuito: animações e transições dentro do aplicativo. Existem vários apps que não necessitam de animações para apresentarem uma boa usabilidade, mas quando as adicionamos, elas fazem toda a diferença. Adicionar qualquer efeito de movimento é como dar um sopro de vida: tudo flui, tudo vive.  

Sites úteis

Behance

Não poderia faltar alguns sites que contribuem e inspiram a mente dos criadores. Behance é um site destinado para designers mostrarem seu portfólio e trabalhos profissionais. É um acervo gigantesco, cheio de ideias e inspirações à disposição.

Dribbble

Ficou sem inspiração e não sabe mais o que fazer? O Dribbble te salva! Aqui, designers profissionais expõem suas criações em todos os seus detalhes. Ícones, aplicativos, animações, ilustrações e muito mais! É um site incrível para se inspirar, desde pequenos detalhes a grandes abordagens.

Então é isso! É assim que o #PSHero desenha os aplicativos da PremierSoft.  

É claro que existem várias outras ferramentas e sites que podem auxiliar um designer UI/UX em suas criações, mas aqui estão os principais que a equipe PremierSoft adota no seu dia a dia de criação.  

A leitura foi breve, mas a criação não!  

Autor

user

PremierSoft

A PremierSoft é pioneira em desenvolver soluções mobile personalizadas e de alto nível para empresas, instituições e startups dos mais variados segmentos do mercado. Nosso foco é criar experiências que transformem o dia a dia de nossos clientes e facilitem a sua interação com as novas tecnologias.

Conteúdos Relacionados

Não perca nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter