Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no sistema. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies.
Voltar

Migração na nuvem: confira dicas para garantir segurança facilidade na armazenagem de dados da sua empresa

#
Leitura: 5 min
23 de Março de 2022

A tecnologia tem avançado cada vez mais, transformando e facilitando os ambientes sociais e principalmente profissionais. Ao passar dos anos é possível notar a evolução das ferramentas de trabalho usadas em empresas, fábricas e escritórios. Se olharmos para o passado de forma cronológica, encontramos uma maneira completamente diferente de organizar, criar e armazenar documentos. Antes eram pilhas de pastas físicas, hoje são inúmeras páginas dentro de um computador, facilitando o acesso, organização, diminuindo o risco de perdas. 

E neste contexto, a migração de dados para a nuvem tem sido uma opção recorrente de muitas empresas. Isso porque, através deste processo os negócios eliminam custos com infraestrutura própria para armazenagem de dados, facilitando o acesso das informações em qualquer lugar, via login e senha.

A PremierSoft, por exemplo, em parceria com a Dati soluções em TI, realizou a migração de toda a sua infraestrutura para a nuvem. E também oferece aos seus clientes essa segurança, através dessa parceria.. A Dati atua há dez anos em soluções de tecnologia visando antecipar o mercado Cloud para contribuir com clientes.

Para entender melhor sobre este processo de migração na nuvem, convidamos os especialistas da Dati para uma entrevista. Confira aqui e tire suas dúvidas!

Como é realizada a migração para a nuvem?

A migração para a nuvem pode ser feita de várias maneiras, seja ela mais convencional e rápida ou que requer maior investimento de tempo. Existe, por exemplo ,a migração conhecida como “lift and shift”, que consiste em simplesmente migrar o(s) sistema(s) atualmente rodando em servidor local para um servidor na nuvem, bem como existe a migração que tira maior proveito do uso da nuvem, onde utilizamos uma gama maior de serviços separados e especializados para cada atividade, como banco de dados separado, serviços conhecidos como “serverless” cujo não tornam necessária a criação de um servidor com sistema operacional e manutenção de uma máquina convencional: você apenas fica responsável pela programação e o provedor de infraestrutura em nuvem pela manutenção dos recursos computacionais.

Como garantir a segurança no armazenamento de arquivos na nuvem?

Assim como em uma infraestrutura local existem diversos passos a serem seguidos para que possamos garantir a segurança da informação, bem como:

Manter o mínimo privilégio possível de acesso e aos dados;
Exposição para internet somente para o que for realmente necessário;
Utilização de criptografia, seja por um software próprio ou por um serviço disponibilizado pela nuvem;
Replicação dos dados;
Utilização de senhas fortes e múltiplo fator de autenticação.

Quais os principais benefícios de utilizar o serviço?

Podemos citar a prática do “pay as you go”, que nada mais é do que você pagar somente pelo que está utilizando e pelo tempo que for necessário utilizar, o que nos fornece uma economia gigante quando associado a outro benefício da nuvem que é o escalonamento rápido e fácil de recursos.

Outro benefício muito comentado nos últimos tempos é a possibilidade de utilizar-se de serviços chamados “serverless”, que são serviços que não necessitam do provisionamento de servidores e cuidados com sistemas operacionais, apenas com o código a ser executado pelo serviço, tornando o foco muito mais concentrado no negócio do que nos cuidados com infraestrutura. 

Por último não podemos deixar de destacar que com a infraestrutura em nuvem não se torna necessária a manutenção, limpeza, compra, montagem ou qualquer outro cuidado com hardware, em poucos cliques você pode ter um servidor novinho para utilizar com todas as configurações necessárias ao seu negócio. 

Como escolher o serviço de nuvem que mais se encaixa no negócio?

Ao escolher um serviço de nuvem deve-se levar em consideração a confiabilidade, serviços disponibilizados, tempo e expertise de mercado, inovação e a possibilidade de crescimento que você terá. Um provedor de nuvem ideal deve suportar o crescimento previsto para o seu negócio, deve estar sempre inovando de acordo com o mercado e principalmente atender às suas necessidades quanto a segurança e confiabilidade, até porque você está confiando seus dados e de seus clientes a este provedor, além de todo funcionamento de TI da sua empresa.

Todos os programas podem ser migrados para a nuvem?

Sim, todos os programas podem aproveitar os inúmeros benefícios da utilização da nuvem, desde startups até multinacionais, cada uma com seu caso de uso e serviços que melhor as atende.

Qual é a diferença entre nuvem pública, híbrida e privada?

Este é um questionamento bem frequente com os clientes de nuvem, mas a diferença entre elas é bem simples: 

Pública: consiste na utilização da infraestrutura de hardware de empresas terceirizadas. Neste modelo tudo que é físico é gerenciado pelos provedores terceirizados, o escalonamento é o maior entre as categorias, bem como a possibilidade de distribuição global fácil e rápida.

Híbrida: este modelo partilha um pouco dos outros dois modelos, utilizando parte da infraestrutura de hardware provisionada por um terceiro e de sua própria rede local. Geralmente é utilizada por empresas que precisam de serviços que estejam localmente disponíveis ou que por política da mesma os dados estejam criptografados e/ou armazenados em um hardware local. 

Privada: neste modelo a infraestrutura provisionada seja pela empresa ou por terceiro tem utilização apenas pela empresa contratante, ou seja não compartilha hardware com nenhuma outra empresa. O intuito de utilização deste modelo é de ter maior controle sobre o ambiente, mesmo sacrificando o escalonamento rápido e a economia de custo.

Autor

user

PremierSoft

A PremierSoft é pioneira em desenvolver soluções mobile personalizadas e de alto nível para empresas, instituições e startups dos mais variados segmentos do mercado. Nosso foco é criar experiências que transformem o dia a dia de nossos clientes e facilitem a sua interação com as novas tecnologias.

Conteúdos Relacionados

Não perca nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter