Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no sistema. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies.
Voltar

O mercado de tecnologia está aquecido e busca por profissionais na área

#
Leitura: 4 min
27 de Abril de 2022

Nos últimos dois anos, a área de TI começou a crescer de forma muito acelerada. Cada vez mais cursos profissionalizantes, faculdades de tecnologia e vagas no mercado de trabalho começaram a surgir. 

Em 2021, um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostrou que o Brasil forma 46 mil profissionais com perfil tecnológico por ano. A Associação também mostrou que a procura por profissionais na área será de 420 mil pessoas até 2024. 

Um exemplo disso é a grande procura pelo curso AppAcademy, um programa de capacitação remunerado de tecnologia idealizado pela Premiersoft. O curso conta com um “intensivão” de três meses de duração e com instrutores de referência técnica de alta performance da Premiersoft. Já são duas turmas formadas em QA (Quality Assurance), duas em iOS, uma de API .Net e uma de Android.

Muitos profissionais de outras áreas e segmentos têm se interessado em migrar para  a área de TI por conta das oportunidades que estão surgindo. Como qualquer outro trabalho, é sempre importante buscar pesquisar sobre o mercado e observar as funções que se tem mais afinidade. 

Se no final dessa pesquisa o indivíduo se identificar e se sentir seguro em mudar, o próximo passo é estudar, se especializar, buscar entender as tendências e a própria área. Para entender melhor sobre como ingressar no mercado de TI e crescer na carreira, conversamos com a equipe responsável pelas contratações da Premiersoft. 

O nosso time do RH trouxe algumas dicas essenciais para quem está buscando uma oportunidade ou novos desafios na TI. Confira!

Quais os primeiros passos para ingressar na área?

Tenha um portfólio (por exemplo: perfil no GitHub com alguns projetos já realizados) e um currículo bem montado (objetivo, limpo e coeso com a vaga almejada). Isso é primordial para qualquer vaga e oportunidade, independente da área. Somado a isso, invista em networking. O Linkedin é de grande ajuda para você ser visto e notado, além de ter acesso a mais oportunidades.

Soft skills também importam. Saiba quais!

Quem quer ingressar em tecnologia precisa demonstrar interesse e curiosidade, visto que é uma área em constante atualização. A comunicação também é algo muito avaliado, pois se o candidato sabe expressar e identificar problemas fica mais fácil de resolvê-los e de resolver conflitos. Saber trabalhar em equipe é um quesito necessário, já que lidamos com pessoas o tempo inteiro.

A experiência da Premiersoft com o recrutamento de profissionais

Sempre que há vagas para esse perfil destacado acima, o nosso time acaba crescendo. E quando abrimos vagas para a nossa capacitação remunerada AppAcademy, recebemos a aplicação de diversos candidatos. Neste caso, temos um processo seletivo minucioso, para garantir que a escolha dos selecionados seja assertiva.

Dicas para quem quer evoluir para cargos mais altos na carreira

A busca por conhecimento precisa fazer parte da sua rotina e você deve estar sempre se atualizando das tecnologias. Mantenha também um networking aquecido, com colegas da área e pessoas de referência técnica. Não tenha medo de pedir ajuda e entenda que errar faz parte do processo para o crescimento da carreira.

O que, em um candidato, brilha aos olhos do recrutador?

No nosso caso, o profissional se destaca quando demonstra que “estudou” sobre a Premiersoftoft, acessou nosso site e redes sociais para captar nossa essência e cultura. Portanto pesquise e não deixe de fazer perguntas sobre a empresa, time, projeto. Em resumo: demonstre real interesse em fazer parte do #DreamTeam!

E aí, quais dessas dicas você já segue na sua carreira? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de novos conteúdos sobre o universo da inovação!

Autor

user

PremierSoft

A PremierSoft é pioneira em desenvolver soluções mobile personalizadas e de alto nível para empresas, instituições e startups dos mais variados segmentos do mercado. Nosso foco é criar experiências que transformem o dia a dia de nossos clientes e facilitem a sua interação com as novas tecnologias.

Conteúdos Relacionados

Não perca nossas novidades, inscreva-se na nossa newsletter