Diante da situação de pandemia que estamos vivendo nas últimas semanas, as empresas vem lidando de formas distintas a fim de conter possíveis exposições ao Coronavírus.
Cancelamento de viagens e eventos, reuniões por videoconferências e trabalho remoto são algumas das alternativas adotadas por inúmeras empresas, inclusive pela PremierSoft.
E por isso, separamos algumas dicas valiosas para que você lide com essa experiência de forma produtiva e agradável! Confira abaixo:
1. Inicie pela comunicação: ela não precisa ser um desafio!
Definir canais oficiais de comunicação é o primeiro passo para que o home office seja efetivo. É importante alinhar uma estratégia de comunicação para que esta seja realizada de forma clara e direta.
Conte com a tecnologia. Plataformas de comunicação e gerenciamento são essenciais em uma rotina de trabalho, e no modelo de home office isso se tona ainda mais importante.
Nós da PremierSoft, utilizamos 3 plataformas em nossa rotina: O Slack, para a comunicação entre projetos e canais, o Telegram para a comunicação interna do Time e o Monday para o gerenciamento de tarefas.
Lembre-se: o feedback também faz parte da comunicação e é importante para todos os membros de uma equipe. E aqui, estamos nos referindo ao feedback da equipe para o gestor e vice-versa.
Ter retorno sobre a eficácia das estratégias adotas, entregas, prazos e afins direciona a equipe a seguir num caminho mais assertivo e benéfico a todos.
2. Estabeleça um cenário profissional, e isso inclui o seu comportamento e sua rotina
É normal, principalmente para aqueles que não estão acostumados com esse modelo de trabalho, que algumas coisas se confundam. Crie um ambiente de concentração e use a criatividade para adaptá-lo de forma que fique confortável para você.
E uma coisa é fato: o seu comportamento faz toda a diferença em sua rotina. Horário de trabalho exige um comportamento adequado para que a nossa mente entenda que por mais que estejamos em casa, hora de trabalhar é hora de trabalhar.
Então, deixe a cama de lado (e o sofá também), tire o pijama e foque no trabalho!
Lembre-se de evitar distrações. Nós sabemos que estar em casa mantendo uma rotina de trabalho pode ser um tanto desafiador, por isso, tente enxergar a sua casa como o seu novo escritório.
Opte por um ambiente calmo, deixe a televisão de lado e mantenha o foco no que realmente interessa: o seu trabalho.
3. Esteja atento às metas, prazos e expectativas, e mantenha-se alinhado
O alinhamento da equipe é importante para que expectativas e metas sejam cumpridas mantendo os prazos estabelecidos.
Reuniões diárias, como por exemplo no início do dia, poderão ser eficazes para o gerenciamento de tarefas e para o alinhamento da equipe como um todo. Para isso, realize videoconferências com time.
Entregas periódicas acompanhadas pelos líderes também podem ser uma alternativa.
Fique atento. O home office tem suas particularidades, mas o trabalho, as metas e os prazos continuam. O que muda é apenas o lugar no qual as tarefas estarão sendo realizadas.
4. Cumpra horários, mas saiba manter o equilíbrio
Disciplina é um fator fundamental para que os horários sejam respeitados. Defina os horários que você se dedicará ao trabalho e as pausas previamente.
O ambiente sem interrupções facilita na concentração, então é necessário se atentar ao tempo de parada, que pode acabar negligenciado.
Alarmes podem ser uma boa alternativa para auxiliar neste ponto.
5. Mesmo de longe, cultive a cultura da companhia
Normalmente, em situações como estas, equipes acabam conversando apenas entre os colaboradores do projeto em questão ou só com o seu gestor. Aquele momento de descontração entre o time, seja para a laboral ou para o cafezinho da tarde farão falta. Por isso, preze em manter um grupo descontraído para comunicação.
Em momentos como este é importante ter um canal dedicado em manter a cultura da empresa ativa.
6. Compartilhe boas práticas, interaja e aproveite a oportunidade para evoluir com o seu Time.
O que para você pode ser fácil, para muitos pode ser desafiador. Pode ser que seja a primeira vez que um colega de trabalho seu esteja trabalhando em home office, por isso, compartilhe boas práticas, interaja com o seu Time e aproveite a oportunidade para evoluir.
Levando em consideração o cenário no qual estamos vivendo, seguimos sem previsões sobre a normalização de toda esta situação. Por isso, procure aproveitar ao máximo essa experiência e torná-la o mais agradável possível a todos.
7. Autoconhecimento é tudo
Se você não depende do trabalho em equipe, use a flexibilidade a seu favor. Utilize o seu autoconhecimento para entender qual é a melhor dinâmica para sua produtividade. A flexibilidade do home office permite isso.
E aí, gostaram das dicas? Nós já estamos colocando em prática, e você?