Como escalar times de TI de forma rápida e eficiente 

Um dos grandes desafios para quem trabalha de tecnologia é como escalar times de TI de forma rápida e eficiente, principalmente se a necessidade for urgente. Apesar da demanda crescente na contratação desses profissionais, impulsionada pela pandemia, ainda existe a dificuldade de encontrar profissionais qualificados para determinadas funções e isso faz com que muitos projetos fiquem atrasados ou mesmo parados.  

Para começar, vamos focar na escalabilidade, ponto crucial quando se trata da expansão do negócio e aumento do número de clientes. Neste ponto, as empresas costumam utilizar a tecnologia para oferecer serviços ágeis e de qualidade. E o que isso tem a ver sobre  como escalar times de TI?  

Isso não quer dizer que exista a necessidade de uma grande estrutura para funcionar. A escalabilidade possibilita que a empresa possa crescer em número de clientes e faturamento, sem necessariamente aumentar os seus custos mensais. Se a sua empresa consegue oferecer serviços que interessam ao consumidor, com qualidade que agregue valor, mas que não demandam de uma grande equipe ou muitos equipamentos, é uma importante vantagem.  

E aí é necessário questionar: meu negócio está preparado e sabe como escalar times de TI? Confira algumas dicas que poderão auxiliar neste processo, fundamentais para implementar e entender sobre como escalar times de TI de forma rápida e eficiente.  

Como escalar times de TI de forma rápida e eficiente: tipos de escalabilidade 

Econômica, computacional, horizontal e vertical. Estes são os tipos de escalabilidade que podem ser adotados em uma empresa. Para entender cada um deles, e então criar a estratégia correta para saber como escalar times de TI de forma rápida e ágil, listamos abaixo todos eles e as especificidades de cada um. Assim, fica mais claro identificar tipos de escalabilidade devem ser implementados no seu time, de acordo com as suas necessidades e a sua realidade.  

Econômica 

Este tipo de escalabilidade implica no modelo de negócio. Por exemplo, uma empresa que teve um aumento significativo em suas vendas e receita sem impactar tanto nos custos operacionais e de desenvolvimento da equipe interna.  Se esta é a sua realidade, é possível que uma das principais necessidades seja firmar boas parcerias, exigir qualidade nos produtos e o bom cumprimento no prazo de entrega. O que implica na escalabilidade econômica do negócio.  

Computacional 

A escalabilidade computacional é mais voltada para sistemas computacionais e de tecnologia, ou seja, os ativos de TI. Aqui entram os recursos tecnológicos, como computadores, aplicativos, programas e algoritmos com capacidade de suportar o aumento e redução de usuários, dados e operações. No entanto, eles precisam ser projetados para isso, caso contrário o projeto ou produto não será considerado escalável e exigiria um retrabalho para permitir essa escalabilidade. 

Horizontal e vertical 

A escalabilidade horizontal ocorre quando a empresa possui um modelo de negócio que é escalável em um ou mais segmentos de um setor. Um exemplo desse tipo de escalabilidade são os comércios eletrônicos, como a Amazon. Isso porque a empresa, através da sua plataforma, vende uma ampla variedade de produtos de diferentes setores e públicos. 

Por outro lado, a escalabilidade vertical é mais nichada. Consiste em empresas especializadas em vendas de produtos de uma só categoria ou um segmento específico, como por exemplo, uma empresa especializada em produtos veganos.  

Como escalar times de TI de forma rápida e eficiente: maneiras de atingir escalabilidade  

Após compreender cada tipo de escalabilidade, é necessário focar nas soluções para alcançá-la. Por isso, recomendamos algumas práticas que podem ser implementadas no seu negócio para então compreender como escalar time de TI de forma rápida e eficiente.  

Soluções em nuvem 

Esse é um recurso simples e que oferece uma das formas mais importantes para se ter escalabilidade. A primeira vantagem que podemos destacar é a flexibilidade para a equipe, ou seja, é uma solução que permite que os profissionais trabalhem de qualquer lugar. Com este formato, acessar documentos importantes pode ser feito por meio do acesso à internet, seja pelo smartphone ou pelo notebook, de forma remota.  

Além disso, podemos elencar outros benefícios, como economia de estrutura de espaço físico, sendo uma alternativa muito comum para organizações que trabalham no formato híbrido, home office ou anywhere office. Vale destacar que a nuvem oferece também segurança da informação, sendo um espaço seguro para armazenamento e troca de informações referentes ao negócio.  

Os investimentos em softwares modernos de gerenciamento de projetos e de comunicação são essenciais para a melhoria da produtividade dos times de tecnologia. Essas ferramentas podem ser decisivas para garantir a eficiência e assertividade na busca pela aprovação do cliente. 

O armazenamento em nuvem também oferece a possibilidade de customização de espaço de acordo com a necessidade e demanda.  Por isso, invista na escalabilidade da nuvem para ajudar a fazer o seu negócio crescer, aproveitando todo o potencial da tecnologia e inteligência de dados a favor da sua empresa e equipe.  

Planejamento e metas bem definidas  

A escalabilidade exige um planejamento sobre o quanto seu negócio tende a crescer em determinados cenários e em determinado período. Para isso, analise os seus números atuais e projete como eles estarão no próximo semestre, ou ao fim de um ano ou dois. A partir dessas métricas, você poderá estimar quais tecnologias são mais ou menos escaláveis antes de se comprometer com qualquer uma delas. Opte por aquela que deve trazer maior simplicidade na hora de escalar. 

Se tomarmos como exemplo o modelo de negócio escalável do e-commerce, podemos identificar que é possível aumentar a receita sem, necessariamente, aumentar seus gastos mensais. Entretanto, no caso de uma loja física, é necessário um alto investimento em produtos para que tenha um alto giro de vendas durante todo o ano.   

Conte com apoio de empresas especializadas  

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de Tecnologia da Informação segue em crescimento nos últimos meses. Somente em 2022, foram 30,6 mil novas vagas na área. A grande demanda de profissionais exige qualificação e atualização constantes, afinal este é um mercado muito dinâmico. Não é preciso fazer tudo sozinho. O seu negócio pode contar com apoio e suporte de empresas especializadas para aumentar a escalabilidade do seu negócio. 

E saiba que em alguns processos esta pode ser a solução mais eficiente para construir equipes de alta performance. Precisa contratar um profissional de TI? Algumas alternativas podem te ajudar. Uma delas é utilizar os serviços de uma empresa especializada em recrutamento e seleção de talentos da área tech. Além de economizar seu tempo e energia, pode ser o caminho para evitar custos com admissões erradas e alta rotatividade no seu time.  

Outra solução efetiva é alocar profissionais para escalar times de TI, prática também chamada de outsourcing. Essa opção traz eficiência para entregar resultados com maior agilidade e precisão. Alocar os profissionais de empresas especializadas com profissionais experientes e atualizados pode garantir acesso ao conhecimento e serviços de especialistas a custos mais acessíveis.  

Utilizar esta estratégia também pode reduzir o tempo e os custos associados à integração da equipe e treinamentos. Diante da realidade atual em que as empresas precisam garantir a continuidade das operações, esses custos precisam ser analisados com cuidado. Além destes fatores, a terceirização permite ainda que os gestores se concentrem na operação do negócio principal.  

Por fim, a alocação de profissionais, quando feita em parcerias que contam com equipes robustas, completas e multidisciplinares garante a prestação ininterrupta dos serviços, facilitando a substituição de profissionais que circulam entre o time. Assim, sua empresa pode contar com uma equipe preparada para atender as demandas pontuais ou constantes. 

Precisa de ajuda para entender como escalar seu time TI de maneira eficiente? A Premiersoft pode ajudar imediatamente. Entre em contato

Somos especialistas em promover a Alocação de Profissionais de TI para diversos segmentos. A Premiersoft é uma empresa de Soluções Tecnológicas que atua no Brasil e nos Estados Unidos. Já realizou projetos e levou seus profissionais para atuarem em empresas nacionais e internacionais, agregando assertividade e qualidade técnica. Conte com a gente! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *