O que é m-commerce e quanto pode impulsionar as vendas 

E-commerce é um termo de uso geral para compra e venda de produtos e serviços na internet, do qual você já deve estar familiarizado. Ou seja, é um comércio eletrônico, mas neste artigo vamos focar no m-commerce (mobile commerce), que é um termo designado para compra por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Essa modalidade de compra já deixou para trás as negociações por computador e cada vez mais se torna a preferida dos brasileiros. A seguir, você vai entender o que é m-commerce e quanto ele pode impulsionar as suas vendas. 

Há anos o comércio eletrônico no Brasil vem apresentando crescimento constante. A crise sanitária dos últimos anos e a necessidade de ficar mais tempo em casa favoreceram o setor, que atualmente segue em alta nas tendências, depois de ter se tornado um hábito na vida dos brasileiros. Estima-se que mais de 80% dos brasileiros utilizam o celular para fazer transações comerciais de pagamento.  

De acordo com o levantamento anual divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil possui 352 milhões de dispositivos portáteis (smartphone, notebooks e tablets), uma proporção de 1,6 por habitante. Só de celulares inteligentes em uso no país são 242 milhões. 

O Brasil teve 15,7 milhões de downloads de aplicativos de e-commerce no primeiro semestre de 2022. O número representa um crescimento de 3% diante dos 15,3 milhões referentes ao ano anterior. As informações foram divulgadas em uma pesquisa da RankMyApp, que analisou mais de 70 milhões de instalações de aplicativos na App Store e Google Play.  

O estudo apontou ainda a categoria dos aplicativos mais baixados, que trazem no topo da lista apps voltados para eletroeletrônicos e móveis, que representaram 67 milhões. Na sequência, estão os apps de marketplaces de forma geral (61 milhões), artigos esportivos (14 milhões) e saúde/beleza (7 milhões). A pesquisa analisou resultados no período de cinco anos entre 2018 e 2022.  

O setor deve permanecer aquecido com a chegada da 5G, que promete uma internet móvel mais rápida e tecnologias mais avançadas. O m-commerce certamente será impactado positivamente, uma vez que os consumidores poderão fazer suas compras on-line pelo smartphone de maneira mais rápida. Saiba mais sobre o que é m-commerce e quanto ele pode impulsionar as vendas. 

Leia mais: 

Vantagens do m-commerce  

Mas por que há essa preferência? Afinal quais as vantagens de comprar pelo celular? A resposta está baseada na simplicidade e praticidade. O tempo médio em que o brasileiro fica on-line no celular é de cinco horas por dia. Por isso, é mais prático começar e concluir uma compra enquanto você está fazendo outras coisas.   

Outra vantagem é que a maioria das grandes lojas virtuais brasileiras investiram milhões na criação de aplicativos especialmente para celulares, com layout responsivo e tecnologia amigável e intuitiva para dispositivos móveis. 

Os aplicativos pelo celular tendem a ser mais práticos para acessar do que em computadores ou notebooks. Assim, proporcionam mais facilidade e agilidade, desde a pesquisa até a finalização da compra.   

Depois de destacarmos as vantagens para quem compra, agora podemos falar das vantagens para quem vende. E atenção, este tópico é importante caso você esteja pensando em criar um aplicativo móvel para o seu negócio.  

Neste ponto podemos dizer que as duas primeiras vantagens de implementar um m-commerce no seu negócio são: 

  • O aumento da quantidade de vendas; 
  • O faturamento da marca. 

Aplicativos para vendas m-commerce  

Até aqui já vimos as vantagens para os clientes que utilizam aplicativos de compra no celular e também para quem tem negócios on-line e não querem perder oportunidades de venda. Mas, afinal, como eu faço um aplicativo m-commerce? Por onde começo?  

Há várias empresas que oferecem este serviço. A Premiersoft é uma das pioneiras no país a desenvolver esse tipo de tecnologia. Além da experiência, também conta com uma equipe altamente especializada e atualizada no assunto.  

Você pode criar um aplicativo para o seu negócio sob medida, customizando as funções de acordo coma a sua necessidade. Como por exemplo, a oferta de promoções direcionadas, notificações push, métricas e informações relevantes dos seus clientes, o que torna muito mais fácil manter uma relação ativa. 

Os aplicativos m-commerce proporcionam maior conectividade com os clientes, oferecem uma experiência contínua, apresentam a possibilidade de conquista de público, de gerenciamento e consequentemente, fidelização. 

O que é m-commerce e quanto ele pode impulsionar as vendas: aplicativo para seu negócio 

Um aplicativo personalizado para o seu negócio promove comodidade ao seu público, traz um novo canal para que ele possa adquirir seus produtos, atende o consumidor que possui esse perfil mais digital. Para isso, é importante conhecer a fundo o seu negócio e público, para, junto com um time dedicado e experiente, o aplicativo seja desenvolvido de forma segura e com uma experiência positiva em todos os processos. A Premiersoft acompanha a trajetória da inovação no Brasil, e é uma das pioneiras do país focadas no desenvolvimento mobile. 

Você valoriza uma filosofia de proximidade com o cliente, que desenvolve soluções que se adequam a necessidade de cada negócio? Então, conte com a nossa equipe de profissionais especializados que utilizam as tecnologias mais modernas do setor. Entre para o time de empresas referência no mercado que já utilizaram os serviços de aplicativos mobile com sucesso: Faber-Castell, Farmácias App, PagueVeloz e Ailos. Saiba mais sobre os nossos serviços de desenvolvimento aplicativos sob demanda, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *