Tendências tecnológicas para ficar de olho em 2022

2022 promete ser um ano de grande desenvolvimento para o setor da tecnologia. Isso porque, com a venda das faixas de radiofrequências do 5G, uma nova geração de conectividade deve chegar ao Brasil ainda neste ano. Mais do que melhorar a velocidade de navegação na internet, a ampliação na infraestrutura permitirá uma série de possibilidades inovadoras para os negócios e o mercado.

Com os avanços tecnológicos do último ano, pudemos acompanhar diversas soluções tomando forma e inserindo o digital em nossa rotina pessoal e profissional. Agora, com o aumento no alcance, trazido pelas linhas 5G, poderemos observar o amadurecimento dessas inovações e senti-las cada vez mais em nosso cotidiano. Para você ficar por dentro das tendências, separamos algumas ferramentas para ficar atento durante este ano. Acompanhe!

1. Inteligência Artificial

Soluções que utilizam o recurso de AI não são exatamente uma novidade para o mercado, porém, a popularização e entendimento dos seus benefícios fazem com que a ferramenta esteja em alta.

Utilizado para corrigir erros, coletar dados, otimizar entregas, auxiliar na assertividade dos resultados e diversas outras funcionalidades, o recurso permite estudar e compreender melhor o consumidor, o que garante um desempenho mais eficiente dentro dos negócios. 

De acordo com um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), até 2023 uma em cada quatro empresas deve adicionar em seu escopo um projeto desenvolvido com inteligência artificial. Soluções focadas no aprendizado automático das máquinas por meio de algoritmos, como machine learning ou deep learning, devem ser associadas aos chatbots, tendência que vimos desabrochar em 2021, e que fomentam a agilidade e produtividade no atendimento ao consumidor.

2. Big Data

Os dados são o novo petróleo e em 2022 veremos sua importância ainda mais presente. As informações transmitidas por estes dados permitem decisões mais rápidas e acertadas. O Big Data é uma solução avançada e veloz voltada à obtenção, tratamento e análise por meio de um grande conjunto de informações. Ou seja, por meio dele é possível filtrar segmentos específicos que devem ser estudados, facilitando a identificação de melhorias dentro da organização.

3. Aplicativos combináveis

A integração de plataformas já vinha se mostrando um caminho importante para os negócios e a tendência é se tornar ainda mais crucial. Com a velocidade em que consumimos conteúdos e informações, possuir um sistema composto por componentes modulares, ou seja, que se integrem facilmente a outros softwares, faz com que a gestão seja mais coesa e alinhada aos propósitos das empresas.

A facilidade de uso auxilia na retenção do consumidor, que passa a utilizar mais tempo o recurso, se fidelizando a ele. Além de permitir a aceleração na implementação de novos recursos, o que chama atenção com a alta competitividade do mercado atual.

4. Nuvens

Plataformas de nuvens são muito mais do que um recurso de armazenamento e veremos sua importância se solidificando durante este ano. Por meio delas é possível implementar e manter salvas soluções dentro de uma estrutura segura para um manuseamento autônomo e com acesso em qualquer lugar.

5. Hiperautomação

O debate homem versus máquina já deixou de fazer sentido faz tempo. Isso porque soluções voltadas à automação não são pensadas para a exclusão do fator humano do processo, mas sim para acabar com as tarefas manuais e repetitivas do dia a dia. 

A abordagem traz ganho de tempo e diminuição de falhas, fazendo com que os trabalhos possam ser desenvolvidos com maior rapidez e permitindo a escalabilidade da operação.

6. Segurança de dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe a segurança no ambiente digital como pauta essencial. Nesse sentido, veremos em 2022 diversos negócios surgindo com soluções que atendam aos parâmetros exigidos e busquem reforçar a segurança cibernética do consumidor e das empresas, com arquiteturas robustas e preparadas para situações de risco. 

Se você já conhecia ou também aposta em alguma dessas soluções, comenta com a gente qual sua expectativa para elas neste ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *